Info sobre el SIDA

Amigos do poringa...

Poringa não deve ser só um portal pro sexo e pra luxúria, mas também um centro de informação. Por isso, aqui vai um post informativo:

Artigo cortesia de: Comitê Independente Anti-Aids
Autor: Dr. Justo Aznar Lucea,
Professor titular de Medicina da Universidade de Valência, Espanha
A Tribuna


No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial da AIDS, ocasião que dá margem pra fazer algumas considerações sobre essa doença. A primeira é que a AIDS é uma doença infectocontagiosa e, como tal, deveria ser tratada principalmente assim, mas certos aspectos ligados às suas formas de transmissão deram a ela uma notoriedade social fora do comum.

Neste momento, o quadro que a AIDS nos apresenta é uma amostra de sucessos e fracassos. Os sucessos estão principalmente ligados às possibilidades de tratamento. Até pouco tempo atrás, a AIDS era uma doença fatal; agora, graças às novas abordagens terapêuticas, especialmente com antirretrovirais, ela praticamente se transformou numa doença crônica de longa duração, embora sem descartar a mortalidade a longo prazo. Isso é uma grande conquista da qual toda a sociedade, e principalmente os doentes, se alegram.

Também houve avanços nos tratamentos precoces das pessoas infectadas, o que tem contribuído pra que o número delas que desenvolvem a doença tenha diminuído de forma notável nos últimos anos, circunstância que as estatísticas sobre a evolução da AIDS costumam registrar pontualmente.

Outra conquista importantíssima foi a redução drástica da transmissão da infecção entre a mãe grávida e o filho recém-nascido. Até pouco tempo, aproximadamente 20% das crianças nascidas de mãe soropositiva também eram soropositivas, e uma porcentagem significativa dessas crianças desenvolvia a AIDS num curto espaço de tempo, com expectativa de vida de poucos anos. No entanto, hoje em dia, com os avanços no diagnóstico precoce do HIV em mulheres grávidas e com o tratamento adequado delas, a transmissão vertical mãe-filho praticamente desapareceu.

As possibilidades de novas terapêuticas continuam sendo pesquisadas, sendo a parte mais cinzenta dessas pesquisas a obtenção de uma vacina eficaz, aspecto ainda distante. pra ser eficaz.

No entanto, tudo o que foi considerado até aqui sobre o tratamento da aids se refere aos países desenvolvidos, aos mais ricos. Nos países pobres, onde se concentram 90% dos doentes, a aids continua sendo uma doença mortal; o desenvolvimento da doença nas pessoas infectadas continua sendo muito alto e a transmissão vertical de mãe para filho mal foi reduzida, e tudo isso porque os habitantes desses países, especialmente os subsaarianos, não têm os recursos financeiros necessários para serem tratados adequadamente. Sem dúvida, junto com a prevenção da infecção, este é o maior desafio que a aids nos apresenta, sociedades ocidentais sortudas. Os recursos dedicados a tratar essa doença nos países pobres precisam ser multiplicados por cinco para que esses tratamentos atinjam níveis razoáveis de eficácia; mas também é preciso estabelecer canais que garantam que esses recursos cheguem aos doentes e não desapareçam pelo caminho. É difícil que, no dia mundial da aids, a consciência coletiva do Ocidente possa descansar tranquila enquanto vê milhões de pessoas morrendo por ano de uma doença que poderia passar de mortal a crônica, se dedicássemos mais recursos para vencê-la.

O outro grande campo de ações contra a aids é a prevenção, área onde as opiniões são mais divididas. Não quero neste artigo dar nenhum dado estatístico, mas sim fazer algumas reflexões de ordem geral, mas não resisto a comentar um. Segundo os últimos dados (dados de 2003) da OMS, a cada dia no mundo morrem mais de 8.000 pessoas por causa da aids e mais de 14.000 são infectadas, então, se não conseguirmos reverter essa tendência, dificilmente poderemos erradicar essa doença gravíssima. No nosso país, acontece algo parecido. Diminuem os doentes de aids, mas aumenta o número de novos infectados. Isso nos obriga a uma reflexão imediata. Assim como, as As políticas para tratar a AIDS têm sido eficazes, mas as propostas para prevenir a infecção foram um fracasso total. Por isso, vale lembrar mais uma vez que, embora as infecções por uso de drogas e condutas homossexuais estejam diminuindo, as infecções por relações heterossexuais estão aumentando, especialmente entre as mulheres. Ou seja, continua sem solução aquela causa de contágio para a qual a grande maioria das campanhas é direcionada, tanto nos países ricos quanto, claro, na Espanha. Como é amplamente sabido, essas campanhas focam principalmente em promover o uso da camisinha, espalhando a mensagem de que usá-la garante transas sem risco de pegar HIV. Como já foi provado com uma porrada de estudos científicos e dados epidemiológicos objetivos, isso não poderia estar mais longe da realidade. A camisinha reduz drasticamente as chances de contágio, mas não elimina totalmente, então, ao passar a mensagem de que seu uso garante sexo sem risco, essas campanhas acabam incentivando mais contatos sexuais, fazendo com que o número absoluto de contágios não só não caia, como aumente. Isso também pode ser visto em outras doenças sexualmente transmissíveis, que cresceram pra caralho justamente durante as campanhas mais intensas de incentivo ao uso da camisinha. Não resta dúvida de que as autoridades de saúde deveriam ampliar os objetivos das campanhas de prevenção à AIDS, incluindo mensagens que incentivem transas no contexto de um casal estável e saudável. Essa é a única solução, recomendada inclusive pelas sociedades médicas internacionais mais conceituadas, para tentar erradicar a AIDS de vez. Mas pra tocar essas campanhas, é preciso ter coragem pessoal e coletivo que nem todas as autoridades de saúde têm.
Se tiverem a fim, podem comentar...
😉 😛 😃Info sobre el SIDA

13 comentários - Info sobre el SIDA

Bien, esto también es muy importante. Estoy de acuerdo. Si se ha de coger, se ha de coger sin SIDA. Te dejo 5 puntos.
paulmart84 dijo:Bien, esto también es muy importante. Estoy de acuerdo. Si se ha de coger, se ha de coger sin SIDA. Te dejo 5 puntos.

idem
Muy buen post informativo sobre algo que nos debe preocupar y ocupar a todos.
Felicitaciones por el aporte.
Gracias por compartir.
Besos y Lamiditas !!!
saude


Compartamos, comentemos, apoyemos, hagamos cada vez mejor esta maravillosa Comunidad !!!
tremendo aporte amigazo, excelente informacion para todos, un saludo y salen puntos 😃
excelente aporte amigo hay que tomar conciencia que la enfermeda existe y hay que tomar conciencia de esto gracias amigo por compartir este informe de mucha importancia para todos 😉 [/B]
informacao
Excelente info,sobre en los tiempos q corren

mejor prevenir q curar consciencia

Dia Internacional da AIDS Info sobre el SIDA
buenisimo maestro tendria que haber muchos de este tipo de aportes para que sigamos informandonos cada dia mas,es un prevencion y de mucha utilidad,cojer pero con cuidados¡¡¡¡gracias por comaprtir¡¡¡¡ 😉
El 1º de diciembre se celebra el día mundial del sida.........
rumoo
El 1° de diciembre es el Día Mundial de la Lucha contra el Sida, porque el primer caso de sida fue diagnosticado ese dia en 1981. Excelente post amigo, te felicito. Te dejo mis 10 puntos++++++++++++++++++
Excelente post!
Muy buena info!
Todos debemos luchar contra esta Enfermedad
Como bien dijo oliverovsky, MEJOR PREVENIR QUE CURAR!